Criar uma Loja Virtual Grátis
"Ansiedade - Sede da presença de Deus"

MOBI

Mocidade Batista Independent

 

Ansiedade - Sede da presença de Deus. (Baseado em um texto do Pr. Cirilo)
 
Existem vários tipos de entendimento a respeito da palavra ansiedade. Segundo a psicologia, ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago, palpitações, opressão no peito, falta de ar entre outras.
A maioria das pessoas já passou por esses sintomas quando sentiam que precisavam satisfazer um anseio que sequer sabiam de quê. Sentem que estão necessitados de algo, mas não conseguem discernir com exatidão do quê.
Esse sentimento é também compreendido pela psicologia como uma reação normal do organismo ao se preparar para lidar com situações potencialmente danosas, como privações, punições ou qualquer ameaça física ou moral previamente anunciada.
Segundo o dicionário: comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
Sofrimento de quem espera o que é certo vir. Impaciência.
 
Hoje vamos falar sobre entregar totalmente nossas ansiedades a Deus.
Sempre que passamos por momentos difíceis em nossa vida,tendemos a nos sentir ansiosos. Jesus Cristo passou por inúmeras provações e teve inúmeros motivos para se sentir ansioso, mas manteve sempre seu coração em paz. Como Ele conseguiu?
Todo ser humano é ansioso por natureza. Todo ser humano sabe que um dia vai morrer e que um dia estará diante do tribunal de Deus. Talvez por isso seja naturalmente ansioso.A ansiedade só é um defeito se ela for depositada sobre o objetivo errado.
Digo coisa por um motivo:
 
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.Filipenses 4:6-7
 
O texto já deixa claro que não devemos andar ansiosos por coisas, mas que apenas deixemos que Deus saiba de nossas petições, sem, entretanto, estar ansiosos por eles. Quem insiste nessa prática logo fica frustrado.
Mas a bíblia diz que devemos fazer algo ansiosamente. Quem sabe o que é? No Salmo 63, 1-4 diz:
 
Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.
Assim no santuário te contemplo, para ver o teu poder e a tua glória.
Porquanto a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. 
Salmos 63:1-4
 
Algumas traduções dizem intensamente, outras dizem com ardor, mas essencialmente, querem dizer exatamente a mesma coisa.
Então o apóstolo Paulo em Filipenses diz para não sermos ansiosos por coisas e aqui, o salmista diz para buscarmos Deus ansiosamente!
Todos os dias da vida de cada ser humano, a ansiedade vai bater na porta. O problema disso é que cada pessoa reagirá de uma forma. Uns pensam que esse sentimento pode ser esquecido ou diminuído quando comem e outros quando bebem. Uns fumam, outros compram. Uns matam, outros se entregam a devassidão sexual, mas a pergunta é? Todas essas coisas têm satisfeito a sua necessidade? Todos esses prazeres ou práticas têm preenchido o vazio? Você já parou para pensar que essa ansiedade, meu amigo, pode ser o vazio que só pode ser preenchido por Deus?Lembre-se que Deus é muito grande pra manter um espaço vazio do tamanho Dele dentro de você. Essa aflição é a sede pela presença de Deus e somente a presença de Deus pode te satisfazer. Em Provérbios 13:12 diz:
 
Esperança retardada faz adoecer o coração; o desejo realizado, porém, é uma árvore devida.Provérbios 13:12
 
Todas as vezes que a ansiedade bater na sua porta, você agora sabe o que tem que fazer: levante as mãos para o alto e faça como Davi: grite a Ti eu levanto minhas mãos Senhor. Cumpre-me bem dizer-lhe todos os dias da minha vida! Porque todos os dias a ansiedade bate. Não adianta buscar de outras formas, buscar em prazeres carnais e efêmeros. A ansiedade não é um defeito. Deus não te criou com defeitos. A ansiedade é a sede da alma que anseia por Deus. Como a corsa anseia pelas águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmos 42.1-2).
- ah, mas eu sou muito ansioso! Então você terá que buscar muito a Deus!
- ah,mas eu fico ansioso quando vou fazer alguma coisa! É porque você não deve fazer nada sem envolver Deus nessa coisa.
Como Deus será o regente da sua vida se antes você de fazer qualquer coisa não consulta a Ele? Deus precisa ser consultado, para que realmente ele seja o comandante da sua vida.
Amados irmãos, agora que sabemos que essa ansiedade nos chama a clamar por Deus, nos chama a beber dessa água que é Jesus, quando nós enganamos essa sede com os prazeres que citamos antes, essa ansiedade se transforma em Insatisfação. Se ainda assim, não encontramos a rio de águas vivas, essa insatisfação se transforma em frustração. Se permanecermos vazios, ficaremos angustiados. Da angústia, sentiremos dor na alma e daí, vem a depressão e a falta de vontade de viver. Mas se quando o alarme soar, nosso sistema de defesa da alma disser: estou com sede de Deus, nós nos levantarmos e clamarmos bem alto a Deus e deixarmos que Ele nos preencha e nos sacie, a primeira sensação e a satisfação. Ainda em constante oração e busca, nos sentimos realizados. Adorando e agradando o coração de Deus com nossos louvores, Deus nos faz alegres, e por consequência, exultantes. Conhecendo esse Deus maravilhoso e prosseguindo em conhecê-lo, Deus nos dá a vontade de viver pra sempre.
 
Assim como lemos em Filipenses, que deixemos que Deus saiba de nossas necessidades através das orações e súplicas e não nos preocupemos mais com isso, então a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará os nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus.